quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Atividades do Consed


Escolas do DF, GO, RJ, RN, RR, E SP são as finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar


As escolas do Distrito Federal (Centro de Ensino Médio Stella dos Cherubins Guimarães Trois - Planaltina), de Goiás (Aprendizado Marista Padre Lancísio - Silvânia - Conveniada), do Rio de Janeiro (Escola Municipal Bataillard - Petrópolis - Municipal), do Rio Grande do Norte, (Escola Estadual Dom Nivaldo Monte - Parnamirim), de Roraima (Escola Estadual Professora Maria Dos Prazeres Mota - Boa Vista) e de São Paulo (Escola Estadual Dr. Isaías José Ferreira - Sertãozinho) são as finalistas para a escolha da Escola Destaque Brasil, final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - ano base 2006.

O Comitê Nacional do Prêmio, composto por representantes da Fundação Roberto Marinho, do Consed, da Undime e da Unesco, esteve reunido em Brasília entre os dias 20 e 22 de agosto para analisar as 24 escolas escolhidas como Referência em Gestão Escolar pelos respectivos Estados. Amapá, Minas Gerais e Sergipe não enviaram inscrições.

O Prêmio possui quatro etapas: a primeira consta da auto-avaliação da escola realizada de forma participativa por um colegiado, na segunda em âmbito estadual, é escolhida a escola Referência em Gestão Escolar de cada unidade federada; a terceira é quando o comitê nacional seleciona as seis finalistas; e a quarta é a escolha da escola Destaque Brasil, que deverá acontecer no mês de novembro, ainda sem data definida.

Ao todo foram inscritas 1551 escolas. Todas as 24 escolas selecionadas como a primeira de cada Estado apresentaram méritos para estar entre as seis finalistas e se destacaram em gestão de resultados educacionais, em gestão participativa, em gestão pedagógica, em gestão de pessoas e/ou gestão de serviços e recursos.

O Prêmio, que está em sua oitava edição, visa contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar boas experiências. Podiam participar todas as escolas do ensino regular das redes públicas estaduais, municipais e/ou conveniadas, com mais de cem alunos matriculados na educação básica.

A Fundação Roberto Marinho concederá um prêmio no valor de R$ 10 mil para a Escola Destaque Brasil e R$ 2 mil e uma coletânea de vídeos educativos para a escola indicada como a melhor classificada de cada Estado/Distrito Federal. Os diretores escolares das 24 escolas selecionadas receberão ainda um diploma de Liderança em Gestão Escolar e uma viagem de intercâmbio de experiências aos Estados Unidos, oferecida pelo Consed e pela Embaixada Americana.




Fonte: site do CONSED (http://www.consed.org.br/mostra.asp?id=74462), PUBLICADO NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2007

Nenhum comentário: